As diretrizes de elegibilidade da ACAT

O Conselho de Credenciamento para Contabilidade e Tributação (ACAT) oferece um programa de certificação voluntária de consultor fiscal credenciado (ATA) . A credencial ATA demonstra suas habilidades avançadas e pode aumentar seu apelo para determinados empregadores.

Pelo menos três anos de experiência profissional em planejamento tributário, consultoria, conformidade e/ou preparação de declarações fiscais

Planejamento Tributário para a Redução de Custos Fiscais

Pelo menos 40% dessa experiência profissional deve ser específica para funções de consultoria e planejamento tributário

Nota: ACAT conta cada temporada fiscal de janeiro a abril como um ano de experiência. Para obter a certificação ATA, você deve passar em um exame padronizado emitido pela ACAT. O exame abrange duas partes – se você passar em uma parte, mas for reprovado na outra, poderá refazer apenas a parte em que não foi aprovado anteriormente.

A manutenção da credencial ATA exige uma taxa de renovação anual. Você também deve atender aos requisitos de educação continuada. Os profissionais detentores de credenciais ATAM devem reportar os seus créditos de educação continuada a cada três anos.

Os profissionais tributários não exigem nenhum nível específico de experiência para iniciar carreiras como consultores. Empregadores e clientes valorizam principalmente sua capacidade de navegar pela legislação tributária e encontrar oportunidades de economia, mantendo-se em conformidade. O desempenho dessas funções em alto nível exige amplo conhecimento dos códigos e regulamentos tributários.